1a. Semana – Respiração e Saúde

25 de outubro de 2010

O problema principal do mundo é o stress. Isto não irá diminuir, irá aumentar.
Através de simples exercícios respiratórios, todo stress, toda dor, toda doença pode ser eliminada.
Através da respiração consciente podemos relaxar as tensões, permitindo uma respiração calma e regular.

Algumas doenças da modernidade podem estar acontecendo por uma má respiração, por exemplo:
- dor de cabeça
- enxaqueca
- hipertensão
- dores crônicas
- asma
- pânico
- problemas cardíacos
- depressão
- baixa imunidade
- tensão entre outros

Uma prática constante e correta de exercícios respiratórios pode levar:

- desenvolver melhor concentração
- melhorar a criatividade
- melhor controle do humor
- um estado alerta relaxado
- capacidade para manter nosso centro em meio ao caos
- capacidade de mudar mais facilmente
- saúde e bem estar

Esta semana vamos então praticar a Respiração Natural e Simples:

- Esteja com uma roupa confortável que não aperte a cintura;
- Sente-se com a coluna bem reta, ombros relaxados, o queixo um pouquinho para dentro e olhos fechados; ou se puder
- Deite-se sobre uma superfície macia, relaxe os ombros, acomode bem a coluna, vire as palmas das mãos para cima, solte o maxilar, relaxe a face e feche os olhos;
- A Respiração natural utiliza somente o nariz. Inale e exale suavemente somente pelo nariz. Faça uma respiração consciente, observando como o ar entra pelas suas narinas, qual o caminho que ele percorre, e o movimento de expiração como é feito, qual o caminho percorrido.
- Perceba que ao inalar seu abdômen vai para fora e ao exalar o seu abdômen deve retrair como se seu umbigo fosse colar nas costas.
- Comece lentamente e vá observando o movimento do ar, do seu corpo a cada inalação e a cada exalação.
- Estimule uma respiração completa, inalando bem e esvaziando bem.
- Pratique diariamente por pelo menos 3 minutos e ao final de uma semana observe como você se sente.

A respiração e a fala (palavra) estão intimamente relacionadas. Elas governam nossas comunicações e nossos relacionamentos com nós mesmos e com os outros. Se conseguirmos conscientemente manter o padrão sob controle – formando habilidades de respiração e som, podemos direcionar criativamente nossas vidas e nossos potenciais.

A mente segue a respiração. A chave para controlar a mente está no controle da respiração.

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Categoria: Yoga


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