Meditação é mais forte que remédios para alívio da Dor

20 de junho de 2011

MeditaçãoMeditação pode ter efeitos no alívio da dor maiores do que morfina, afirma novo estudo.

Pesquisadores descobriram que apenas uma hora de meditação pode reduzir a dor imediata quase pela metade e tem um efeito duradouro.

A técnica parece funcionar, uma vez que acalma a dor experimentando as áreas do cérebro e, ao mesmo tempo, aumenta as áreas de enfrentamento.

“Este é o primeiro estudo à mostrar que apenas um pouco mais de uma hora de meditação pode reduzir drasticamente tanto a experiência da dor como a da ativação do cérebro relacionada à dor”, diz Dr. Fadel Zeidan, do Wake Forest Baptist Medical Center na Carolina do Norte.

Para o estudo, 15 voluntários saudáveis que nunca haviam meditado antes, assistiram a quatro aulas de 20 minutos para aprender uma técnica de meditação conhecida como atenção concentrada.

A atenção concentrada é uma forma de meditação onde as pessoas são ensinadas a se concentrar na respiração e deixar ir os pensamentos distrativos, perturbadores e emoções.

Tanto antes como depois da meditação, o estudo da atividade do cérebro dos participantes foi examinado usando um tipo especial de imagem chamada ressonância magnética de rotulagem arterial (ASL MRI).

Isto captura processos de duração do cérebro, como a meditação, melhor do que um exame padrão de ressonância magnética da função cerebral.

Durante esses exames, um dispositivo de calor de indução de dor foi colocado na perna direita dos participantes.

Este dispositivo aqueceu uma pequena área da pele dos participantes a 49° C, uma temperatura que a maioria das pessoas acham dolorosa, durante um período de cinco minutos.

Os exames após a meditação mostraram que as avaliações de dor de cada participante foram reduzidas, com quedas variando de 11% a 93%, diz o Dr Zeidan.

Ao mesmo tempo, a meditação reduziu significantemente a atividade cerebral no córtex somatosensorial primário, uma área que está crucialmente envolvida na criação do sentimento de onde e quão intenso é um estímulo doloroso.

Os exames feitos antes da meditação apresentaram atividade muito alta nesta área.

No entanto, quando os participantes estavam meditando durante os exames, a atividade nesta importante região de processamento da dor não pode ser detectada.

A pesquisa também mostrou que a meditação aumentou a atividade cerebral em áreas que incluem o córtex cingulado anterior, insula anterior e o córtex órbito-frontal.

Este é o lugar onde o cérebro armazena experiências de dor e surge com mecanismos de enfrentamento.

“Encontramos um grande efeito – cerca de 40% de redução na intensidade da dor e 57% de redução no desconforto da dor,” diz Dr Zeidan.

“A meditação produziu uma maior redução da dor do que até mesmo a morfina ou outras drogas analgésicas, que normalmente reduzem os níveis de dor por cerca de 25%.”

Dr Zeidan e colegas acreditam que a meditação tem um grande potencial para uso clínico, pois tão pouco tempo de meditação foi aplicado para produzir efeitos tão dramáticos para o alívio a dor.

“Este estudo mostra que a meditação produz efeitos concretos no cérebro e pode fornecer uma forma eficaz às pessoas para reduzir substancialmente a sua dor sem medicamentos,” diz Dr Zeidan.

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